História

01-01-2020

A igreja paroquial que antigamente não passava de uma modesta ermida, fundada por Gaspar de Medeiros, o Velho, durante muitos anos foi propriedade particular, desconhecendo-se, porém como teria passado para a posse da fábrica da Igreja.

A primeira notícia de que se tem conhecimento a respeito da presença do povo do lugar em relação a este tempo, data de 1846. Reporta-se a esse ano o facto de os vizinhos se cotizarem todos para a compra de um retábulo, pois que o existente na ermida estava incapaz. É pelo menos o que regista o «Açoriano Oriental», no seu número de 18 de Abril daquele ano.

Donde se conclui que já por essa época a ermida de Nossa Senhora da Ajuda, da Covoada estava na posse da diocese; tanto mais que ainda segunda uma outra noticia contida naquele seminário no dia 17 de Junho de 1847 a Junta Governativa de Ponta Delgada, deferindo a representação que lhe fora formulada pelo Bispo D' Angra, D. Frei Estevão de Jesus Maria, então residente em São Miguel , criava o lugar de cura para este templo, lugar que não chegou a preencher-se.

As obras de ampliação da primitiva ermida que determinaram as proporções da Igreja até Março de 1958, decorreram, segundo, parece nos fins do século passado, faltando porém os elementos para se poder precisar a data ou datas.

Em 2 de Março de 1958 ocorreu um incêndio na capela mor desta Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, o que levou a obras de ampliação da mesma e á construção de uma nova capela mor.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora